. RASTREIO AUDITIVO NEONATA...
. SEMANA DA INCONTINÊNCIA U...
. HIPERPLASIA BENIGNA DA PR...
A nutrição parenteral é um tipo de alimentação dada através de uma veia, serve para complementar ou substituir completamente a alimentação oral (através da boca) ou entérica (introdução directa de alimentos ou medicamentos, com o auxilio de uma sonda na via digestiva). Uma pessoa que não pode, não consegue ou não deve alimentar-se utilizando o seu aparelho digestivo, necessita de uma outra maneira de alimentação que o mantenha num estado nutricional adequado, pois o paciente mal nutrido enfrenta com muita dificuldade as doenças e sistematicamente evolui para a morte quando não é revertida esta situação. Conforme a necessidade a nutrição parentérica pode ser parcial ou total.
Entre os indivíduos necessitados desta alimentação, podemos considerar, casos como: os recém-nascidos prematuros, cujo sistema digestivo não é capaz de digerir o leite de modo satisfatório à sua necessidade; pacientes submetidos a grandes cirurgias gastrointestinais que por vezes agravam-se com fistulas; pacientes com a síndrome do intestino curto. Esta alimentação pode ser feita em casa, desde que se tenha os devidos cuidados de assepsia e o paciente não tenha problemas em utilizar agulhas.
Como principal complicação, por tratar-se de uma solução altamente nutritiva, é a contaminação por bactérias e fungos que povoam os frascos. Para evitar este problema existem técnicas como a esterilização dos frascos e materiais, e a asséptica são extremamente necessárias.